Formada em Cinema e Jornalismo pela UFF, com roteiro avançado (Grupo Estação), a comunicadora e consultora Manoela Cesar trabalhou durante 10 anos como repórter de grandes veículos como Jornal do Brasil e O Globo. Em 2012, pediu demissão para se dedicar exclusivamente ao portal Colher de Chá Noivas, primeiro blog de casamento do Rio de Janeiro e um dos três principais do Brasil. O colher de chá noivas foi criado durante o noivado da jornalista, em 2009, e, em muito pouco tempo, se tornou uma das principais referências do mercado de casamento no Brasil e em Portugal. No facebook são 230K seguidores, no Instagram 74K e no site já são mais de 2 milhões de pageviews.
Pioneirismo dentro e fora do Brasil
Em 2012, criou o Wedding Lab, evento de networking para conectar noivas, fornecedores de casamento e wedding planers. Em 2016, foi convidada a representar o Brasil na primeira conferência internacional de Portugal com foco no turismo de romance.
Em 2017, expandiu o Wedding Lab para Portugal, criando o Destination Wedding Lab e sendo portanto pioneira em realizar uma experiência de imersão e networking para profissionais brasileiros fora do Brasil. Com objetivo de conectar o mercado de casamento de Destination Wedding do Brasil com Portugal, o congresso WDL já caminha para a sua quinta edição.
Certificada pela British School of Etiquette, Manoela Cesar é palestrante, mestre de cerimônias, mentora e consultora constantemente convidada a compartilhar sua expertise em todo o Brasil. Os eventos e iniciativas da influenciadora Manoela Cesar estão sempre sendo pauta em revistas e noticiários, do Brasil e de Portugal, tendo sido notícia em veículos como Vogue, SBT, Band, Globo, Revista Caras, O Globo, Revista Público, entre outros. Manoela já atuou como colaboradora / colunista das principais revistas do segmento, como Vogue Noiva, Harpers Bazaar, Revista Ela, Inesquecível Casamento, Noivas Rio de Janeiro, entre outros. Atualmente, ela é a parceira oficial da revista I Love Brides, de Portugal.
A sua verve jornalística a levou a pesquisar a história do casamento em um mergulho profundo – em acervos e fontes primárias, estudos acadêmicos e na própria literatura clássica – e assim se destaca por um conteúdo único dentro do segmento. O objetivo é trazer à tona o propósito originário das tradições das cerimônias de casamento no Brasil e no mundo e, desta forma, fomentar a ritualização da vida.
Com diversas especializações em literatura, Manoela criou, em 2019, o clube de leitura e o selo Colher de Chá Books, pelo qual editou seis livros com foco em lançar luz sobre o trabalho de escritoras mulheres do século XIX, que ajudaram a (re)escrever a história do amor.
Mãe de meninos
Casada há 15 anos com o jornalista e pesquisador Rafael Sento Sé, Manoela Cesar é mãe de dois meninos, o Pedro e o Antonio, e do yorkshire Schnitzel. Atualmente, mora no Cosme Velho, no Rio de Janeiro, e, para se conectar com a natureza, costuma se refugiar com a família nas montanhas de Visconde de Mauá, no Estado do Rio.
Uma história que costura muitos fios
O seu vestido de noiva foi feito, há 15 anos, por uma dupla de mulheres muito especiais: sua mãe, Alzira Andrade, e sua irmã, Morena Andrade, ambas estilistas, sob as bençãos de sua avó, Linda Cardoso, costureira de alfaiataria, que ainda era viva e levou as alianças na cerimônia.
Após o seu casamento, em agosto de 2009, Alzira e Morena montaram sociedade no Morena Andrade Ateliê, com sede no Humaitá, no Rio de Janeiro, que hoje é um dos principais ateliês de noiva do país, e guarda a centenária máquina de costura da vovó Linda.