Destination Lab

Montebelo Resorts Mosteiro de Alcobaça, cinco estrelas entre a tradição e a contemporaneidade

O Montebelo Resort Mosteiro de Alcobaça é uma construção pujante e imponente, dentro do histórico Mosteiro de Alcobaça. Uma das inúmeras obras arquitetônicas que, por si só, contam muito da história de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça foi escolhido como uma das Sete Maravilhas portuguesas e classificado como Monumento Nacional e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Localizado dentro do Claustro do Rachadouro e muito bem integrado ao conjunto do Mosteiro de Alcobaça, o hotel possui 91 unidades entre quartos singles e duplos, familiares, suítes e meia suítes, sempre com um conforto inigualável. Todas as unidades possuem vista para o Claustro e para a cidade e estão distribuídas no primeiro e segundo piso do Mosteiro.

Em 2015 o Governo Português abriu um edital para que fosse construído um hotel no local. A concessão é de 50 anos e teve o Grupo Visabeira vitorioso, com um investimento de 24,5 milhões de euros. O premiado arquiteto Eduardo Souto Moura, ganhador do prêmio Pritzer de 2011, é o responsável pelo projeto, junto com Siza Vieira, e também pelos mobiliários e decoração interna do espaço.

Uma verdadeira obra prima, que mantém a arquitetura clássica e imponente do local, com uma moderna contemporaneidade, que retira qualquer vestígio de umidade e desconforto. Ao contrário, tudo é de muito luxo, extrema qualidade e mostra porque o hotel é classificado com cinco estrelas.

Espaços como da antiga Biblioteca do Mosteiro, se tornam flexível e adaptável aos eventos sociais e empresariais que ocorrem no hotel. A Biblioteca e a maior parte dos espaços em comum usufruem da luz natural e de uma arquitetura arrebatadora

 

O restaurante do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel inseriu em seu menu, os melhores sabores da gastronomia portuguesa, especialmente da região, unindo o clássico ao moderno para encantar os paladares mais exigentes. Já o SPA oferece uma atmosfera de total relaxamento, através de serviços terapêuticos e personalidades de acordo com a necessidade do hospede. Há ainda salas de massagens, piscina e banho turco.

Para atender uma demanda europeia, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça os pets são bem vindos. Os cachorros de até 20 kg e maiores de 3 meses podem se hospedar com seu tutor e os que estiverem acima desse peso, precisam de uma consulta prévia para ver a disponibilidade. O animalzinho recebe uma cama, cobertor, comedouro, bebedouro e sacos higiênicos para manter o tratamento de qualidade de todos os hóspedes.

 

Uma obra de arte arquitetônica e histórica mundial

Localizado em Alcobaça, região oeste de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é uma obra de arquitetura gótica, cujo construção foi iniciada em 1778 e sua inauguração foi em 1252. Os próprios monges da Ordem de Cister iniciaram a obra, para seguirem totalmente as regras de São Bento, vivendo apenas do seu próprio trabalho e sem acúmulo de riquezas.

De acordo com a Ordem de Cister, o interior do Mosteiro não deveria possuir imagens e decorações, cujo padrão da época era de exposição explicita de riquezas e artes. Porém, a grandiosidade arquitetônica é de uma beleza indiscutível, incluindo as abobadadas que ampliam o espaço e ajudam a penetração da luz natural.

 

O primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, doou suas terras na região de Alcobaça, para a construção do Mosteiro, pagando uma promessa feita para a conquista de Santarém. As terras ao redor eram tomadas por muçulmanos, mas os monges de Alcobaça se empenharam em manter uma boa relação com a comunidade, através de ações beneficentes.

 

Uma peregrinação de apaixonados rumo ao amor eterno

Dentro da igreja estão os túmulos de D.Afonso II e D. Afonso III. Na sala lateral há mais oito túmulos, sendo parte da família de D. Afonso III, como sua esposa D. Beatriz e três filhos, D. Urraca, primeira mulher de Afonso II e outros ainda desconhecidos, por não terem registro de suas origens.

Mas são os túmulos de D.Pedro I e Inês de Castro os mais procurados pelos visitantes. Assim que foi coroado Rei, D. Pedro vingou o assassinato da esposa e fez com que ela fosse também coroada e decretada rainha de Portugal, mesmo depois de morta. Em 1361 os sarcófagos ficaram prontos e seus restos mortais foram depositados, ao lado de onde pretendia ser também enterrado para que pudessem ser ressuscitados, um diante do outro, após o Juízo Final. Nele esta uma das maiores esculturas criadas na Idade Média. O local é destino de muitos casais apaixonados,  para fazerem juras de amor eterno e fidelidade, tal como a lenda sobre o romance proibido de Pedro e Inês.

 

Primeira parada da Wedding Destination Lab 2025

O Montebelo Resort Mosteiro de Alcobaça é o primeiro destino do Wedding Destination Lab Portugal 2025. Nele ocorrerá a primeira fase de network, entre os dias 24 e 26 de março, recebendo a comitiva brasileira em suas instalações para hospedagem.

O hotel faz parte do circuito romântico, baseado na história de amor entre Dom Pedro e Inês de Castro. Muitos casais apaixonados do mundo buscam esses locais para reviver a magia do amor eterno e para selarem suas próprias histórias.

 

Mergulhe no nosso conteúdo
Na Imprensa