O Jornal New York Times fez uma lista com os 52 sítios a serem visitados em 2025. A sugestão é encabeçada por um roteiro muito querido de Manoela Cesar, já que sugere um mergulho na Inglaterra da escritora Jane Austen. Em 2025, a escritora faria 250 anos e a região onde ela nasceu e se inspirou para escrever seus belos romances, estará em festa e com inúmeros eventos para a celebração.
A beleza do Condado de Hampshire, região do sudoeste da Inglaterra, é pouco explorado pela gama turística que busca Londres e seus arredores. A apenas duas horas da capital inglesa, os visitantes encontram museus e galerias de arte, mas também jardins naturais encantadores. Para começar, Bath é a cidade dos romances Persuasão e A Abadia de Northanger, onde também está o The Jane Austen Centre. Uma exposição permanente mostra os aspectos da vida da escritora, assim como da aristocracia da época. No local, os funcionários se vestem com a indumentária da época e uma loja de souvenires ajuda a levar itens para perpetuar o clima. O In The Footsteps of Jane Austen leva o turista a uma visita guiada aos principais locais da cidade que possuem uma relação com a escritora e o Jane Austen Festival tem ações culturais anuais.
Já em Hampshire, no vilarejo de Steventon, Jane Austen nasceu e viveu até os 25 anos de idade. O St. Nicholas Church é uma igreja construída no século 12 e que foi muito frequentada por ela e sua família, já que seu pai era reverendo da Igreja Anglicana.
Outras cidades como Chahwton, Stourhead, Winchester, Chatsword House em Derbyshshire e Stourhead em Warminster, também merecem uma visita.
A beleza medieval de Coimbra
Outro lugar de destaque na lista do New York Times 2025 é Coimbra, querida conhecida de Manoela Cesar. Em 11ª colocação, Coimbra, também chamada de “Bastião da Tradição” por ser uma cidade medieval, é considerada uma fuga da agitação de Lisboa e Porto. Imóveis centenários com manutenção impecável e que respiram história, levam o visitante a viagens sobre a arquitetura histórica e a exuberância da natureza. Tanto, que a Estufa do Jardim Botânico da cidade, com 13 hectares de dimensão, é incluída como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Já a Quinta das Lágrimas, que faz parte do roteiro do Wedding Destination Lab Lisboa 2025, conecta os turistas a era medieval e a história de amor entre Dom Pedro e Inês. Antigo santuário privado de reis, rainhas e a nobreza portuguesa, seus jardins é uma contemplação de espécies que o torna único no mundo. O hotel é pequeno, intimista, que mantém a antiga arquitetura, mas eleva em altíssimo nível a modernidade, com conforto e o impecável atendimento.
É hora de aproveitarmos essas dicas e mergulhar na poesia de Jane Austen e da belíssima Coimbra!